1

4 dicas para quem quer seguir carreira acadêmica

Universidade

O passado é história, o futuro é mistério:  Só que não! Ainda mais se você pretende seguir a área acadêmica!

Com tantas duvidas e dividas é mesmo muito difícil decidir qual profissão seguir, que curso fazer, onde fazer. Mas se você já decidiu seguir a área acadêmica, isso é, ser um professor ou professora, o mais importante é esclarecer as dúvidas sobre as etapas, iniciação cientifica, mestrado, doutorado, rumo ao futuro sem mistérios e surpresas desagradáveis. Aqui vão algumas dicas:

professor2#1  A primeira dica é realizar a graduação em uma universidade em que você terá contato com professores doutores. Esses professores fazem parte de grandes institutos de pesquisa ou conhecem muitos profissionais da área, e assim podem indica-lo. Então, antes de começar a cursar a universidade, pesquise, entre nos sites das universidades e veja os docentes que fazem parte, veja se o seu curso é ministrado por doutores. Essa pesquisa deve ser feita principalmente se a universidade for particular, pois universidades públicas possuem um quadro extenso de doutores.

 

 

#2 O segundo passo é descobrir o que mais gosta em sua área, isso quando já estiver na universidade. A dica é que você procure o que gosta, pode ser uma disciplina ou parte dela, algo que você estudou e por algum motivo teve mais facilidade. Pesquise sobre as áreas possíveis para estudo, por exemplo, para quem gostou da área de fisiologia, saiba quais são as linhas de pesquisa possíveis para estudo, fale com o professor da matéria.

 

 

#3 Procure uma iniciação cientifica na área, isso será indispensável. Seu mestrado poderá ter a mesma linha de pesquisa que sua iniciação cientifica (Saiba aqui sobre iniciação cientifica).

 

 

#4 A quarta dica é sobre comportamento. Alguns alunos por inexperiência, ou por estarem perdidos no assunto, não conseguem uma boa desenvoltura durante a iniciação cientifica. A responsabilidade e disciplina devem estar acima de tudo, o seu orientador tem o dever de formar indivíduos críticos, e por isso nenhum deles irá pegar em sua mão, fique atento e nunca deixe para depois o que você pode fazer imediatamente!

caminhos_pos

 

Por Viviane Silva

Kabertollucci

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado