0

Acetileno: um hidrocarboneto essencial na indústria química



A chama obtida nos maçaricos de oxiacetileno pode alcançar a temperatura de 2800° C.
Os alcinos são hidrocarbonetos acíclicos insaturados com uma ligação tripla. Só dois de seus carbonos estão unidos por covalência tripla, sendo as demais ligações simples. 
O acetileno (etino) é um exemplo de alcino, ele foi obtido pela primeira vez, por Berthelot, que estabeleceu um arco entre eletrodos de grafite numa atmosfera de hidrogênio. O acetileno é um gás incolor, instável, altamente combustível, e produz uma chama de elevada temperatura (mais de 3000° C ou 5400°F) em presença de oxigênio. Este gás tem cheiro agradável quando puro, mas o seu odor é comumente desagradável devido às impurezas que o acompanham. O acetileno é a matéria prima na fabricação de solventes industriais, de plásticos de borracha sintética, de explosivos, na síntese de compostos orgânicos como ácido acético e álcool etílico. 
O acetileno sendo importante na indústria e não encontrado na natureza, tem que ser fabricado a partir de produtos naturais baratos. As matérias primas utilizadas na fabricação do acetileno são calcário e o carvão de pedra (hulha), os quais são abundantes na natureza. Mas o que seria hulha? 

Hulha: origem no material oriundo de plantas depositadas em pântanos, esse material é submetido a um processo denominado destilação degradativa, que ocorre na ausência de oxigênio, no qual se obtém essências nos três estados físicos: 

Gasoso: gás (combustível) de iluminação: CH4, H2, CO etc. 
Líquido
• águas amoniacais: soluções aquosas contendo compostos nitrogenados (utilizadas pelas indústrias na fabricação de adubos e fertilizantes). 
• alcatrão de hulha: mistura de hidrocarbonetos aromáticos (líquido escuro e viscoso, sendo seus principais componentes o benzeno, tolueno, dimetilbenzenos, naftaleno e o antraceno. 
Sólido: carvão coque (utilizado em siderurgia para a obtenção de ferro nos alto-fornos).


Carvão coque

Propriedades físicas do Acetileno: 

Fórmula química: …………..C2H2 
Peso molecular: ………………26,038 g/mol 
Ponto triplo: …………………..-80,75° C / 1,28 bar 
Temperatura crítica:…………36,3° C 
Pressão Crítica:………………..62,42 bar 

Densidade (15°C /760 mmHg): …………………1,11 Kg/m3 
Temperatura de inflamação em oxigênio……..296°C

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Kabertollucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado