0

ANAMORFOSE

ANAMORFOSE

 
Impressionante a inventividade do inglês Julian Beever e seus desenhos de giz pelas calçadas do mundo. Fotografada de um ângulo único (A), sua arte é intrigante. Veja a mesma fotografia, se suprimimos o desenho da garrafa no chão (B). E tente entender que o desenho da escada, da garrafa e do copo, no chão, é “esticado”. Confira-o, visto num sobrevôo de helicóptero (C):

Não é nova a idéia do artista inglês. Veja a belíssima pintura do alemão Hans Holbein (1497-1543), denominada “The Ambassadors” (1533). Repare a estranha forma entre os pés dos dois personagens (1). Vista de um ângulo único (colando-se o rosto à direita do quadro e à altura dos joelhos dos homens), a estranha forma revela-se uma perfeita caveira humana. Veja a fotografia feita desse ângulo (2) e o quadro inteiro na visão enviesada (3):

Para entender melhor o processo de Julian Beever, veja um desenho fotografado no ângulo correto e em um ângulo aleatório. Observe no fundo da segunda imagem a câmara fotográfica posicionada no ângulo correto:

É quase inacreditável que esses objetos não existam acima da “água”, mas apenas desenhados a giz, no asfalto! Impressionante ilusão de óptica:

Mais de Julian Beever. A única coisa real nesse foto é ele! O restante é desenho a giz, no chão! Incompreensível! Tente entender que o desenho está esboçado no mesmo plano em que está ajoelhado o artista. Genialidade! Não há outra palavra para definir o desempenho do autor:

Os brasileiros não deixaram por menos. Veja essa foto em um campo de futebol. A publicidade do cartão Visa, ao lado do gol, NÃO está na vertical, como parece, vista de um ângulo único, perto das cabines da imprensa. Trata-se de uma gravura no chão, distorcida para proporcionar essa ilusão de óptica:

Kabertollucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado