Criação da empresa conforme o propósito do negócio utilizando o Modelo desenvolvido.
- Os Propósitos do Negócio;
- A Missão da Organização;
- A Visão da Organização;
- As principais Estratégias;
- As Metas; Descrição das Atividades (fim e meio);
- A estrutura organizacional;
- As Funções;
- A abrangência;
- A departamentalização;
- O tipo de Organograma.
Criação da empresa conforme o propósito do negócio utilizando o modelo desenvolvido.
· Propósito do Negócio:
- “O Negócio nuclear” <<razão de ser da empresa>> caracterizar o benefício para os clientes (Por quê, para quê e cliente) é a interface da efetividade.
- Missão da Organização:
- É o propósito com o produto, o que a empresa usa como meio de atingi-lo; a forma de agregar valor econômico ou utilidade para os clientes.
- A Visão da Organização:
o Incorpora a missão, com esclarecimentos conceituais específicos, envolvendo, por Exemplo: qualidade, comunidade, segurança, meio ambiente, pressupostos, princípios e idéias-meios. Da uma silhueta de uma imagem desejada para a empresa, inclusive quanto ao relacionamento e bem estar de seus empregados.
o As principais Estratégias:
o Dimensão estratégica
§ Devemos lembrar que estratégia significa ação ordenada, subordinada e conforme algo mais abrangente (à visão e a missão).
§ Essa dimensão>> estabelece objetivos e orienta a sua consecução>> define métodos e traça diretrizes. >>> aqui são definidos, claramente: responsabilidade, objetivos processos, métodos de avaliação _ de modo a haver >> coerência de ação e acompanhamento objetivo- e estabelecidas às políticas de qualidade baseadas na mensuração e na melhoria contínua de processos.”
o As Metas.
2) Dimensão Tática
Com base nos objetivos, métodos e diretrizes, essa dimensão fixa metas (o que fazer >>> quando fazer >>> como medir >>>como comprovar o resultado no tempo e quantitativamente)
o Descrição das atividades (fim e meio)
3) Dimensão Técnica e Operativa
A esta dimensão cabe definir (como fazer >>> quem faz >>> a ação necessária >>> inclusive a busca do controle dos processos. Implica no “modus-favendi” e na supervisão.
o A organização da empresa é a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
o Funções:
o Planejamento, Organização, direção e controle.
o Linha (fins e meio)
§ Identificando as tarefas necessárias, a organização das funções e responsabilidades, medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e condições motivadoras.
§ Abrangência:
§ Tipo de Organograma:
o Linear
o Vertical
§ Planejamento Corporativo
Bibliografia Básica
. Campos, Vicente Falconi. TQC, Gerenciamento de rotina do trabalho do dia-a-dia. B.Horizonte, MG, Fundação Chistiano Ottoni, R. Janeiro, Block, 1994;
. Campos, Vicente Falconi. Qualidade total, padronização de empresas, B. Horizonte, Fundação Chistiano Ottoni, 1992;
. Certo, Samuel C & Peter J. Paul, Administração Estratégica- S.Paulo, MakronBooks;
. Certo& Peter, Administração Estratégica: Planejamento e Implantação da Estratégia, S.Paulo: Makron Books, 1993;
. Drucker. Peter, Administrando em tempos de grandes mudanças S.P Pioneira Editora;
. Werkema, Maria Chistina Catarino. Ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Ed. Littera Maciel. MG, 1995., Vários,. Método de análise e solução de Problemas, caso Telesp., SP. 1996;
Bibliografia Complementar
. Campos, Vicente Falconi. Controle de qualidade total , o estilo japonês. Belo Horizonte, M.G. Fundação Chistiano Ottoni. R. Janeiro, Block, 1992;
. Cortoni, Luiz Felipe. A eficácia do processo de mudança organizacional;
. Harrington, H. James, Aperfeiçoamento de processos empresariais, estratégia; revolucionária para aperfeiçoamento de qualidade, da produtividade e competitividade, S.P. 1993. MakronBooks. 1993;
. Scott, Cynthia D. e Jaffe, Dennis T. Gerenciando a mudança organizacional . Qualitymark editora.