0

QUEBRA-CABEÇAS


Comecemos com um enigma fácil: Disponha cinco Damas brancas e três Reis pretos em um tabuleiro de xadrez 5×5, de maneira que nenhum Rei fique em xeque.

Vá à versão on-line do quebra-cabeça, se o preferir, e movimente as peças com o “mouse”.

O presente desafio consiste em montar um tabuleiro de xadrez (8×8) com essas 14 peças. Encontrei 12 soluções diferentes, até agora. Quer fazer a sua tentativa? Imprima a figura, cole sobre um papelão, recorte e boa sorte! Se você gosta de sudoku, você vai adorar esse quebra-cabeça. A minha descoberta de nº 12 (em 26/07/2007) ocorreu oito anos e meio depois da solução nº 11 (28/01/1999). A descoberta da solução nº 1 perdeu-se no tempo. Só me lembro que ocorreu antes de 1970.

Vá à versão on-line do quebra-cabeça, se o preferir, e movimente as peças com o “mouse”.

Se não resistir à curiosidade, veja a solução encontrada pelos vencedores do desafio.


V. aceitaria outros desafios?
pérolas
Temos doze pérolas idênticas na aparência, mas uma delas tem peso diferente (não se sabe se é mais leve ou mais pesada). Com três pesagens, em balança de dois pratos, determinar qual delas é diferente e se é mais leve ou mais pesada.

moedas
Temos dez montes de moedas idênticas na aparência, mas nove deles só têm moedas de 10 gramas e um deles só tem moedas de 9 gramas. Com uma única pesagem, em balança graduada em gramas, determinar qual monte tem moedas mais leves.

Decifra-me ou te devoro! (Como o simples reposicionamento dos triângulos provoca a ampliação da área adjacente?)

13x5


aliens
Em um pequeno planeta habitado por loiros existe ao menos um habitante ruivo. Todos eles sabem disso. Eles são introspectivos e muito inteligentes. Jamais se comunicam entre si. Apenas se vêem. Todos têm cabelos bem curtos e seu planeta não conhece espelhos, de sorte que ninguém consegue ver a cor dos próprios cabelos.
Um dia, na praça em que todos se reúnem diariamente, chega uma mensagem do Alto, avisando que todos os ruivos têm de abandonar o planeta. Para tanto, uma espaçonave não tripulada pousará na praça, todos os dias, e decolará com aqueles que, a seu próprio critério, se julgarem ruivos.
Quantos ruivos embarcaram no sexto dia, sabendo-se que a nave não decolou vazia?
RESPOSTA

Duas engrenagens quadradas engrenam? Dê um clic sobre elas e tire a dúvida.

Engrenagens quadradas



Eu sempre me fiz essa pergunta: Alguém, na Terra, já viu a Lua absolutamente cheia?
RESPOSTA


O caçador saiu de sua tenda, em um veículo de tração animal, em direção ao Sul, em busca de alimento. Percorreu alguns quilômetros sem encontrar caça. Rumou para Oeste e percorreu mais alguns quilômetros, sem sucesso. Frustrado, rumou para o Norte. Mais alguns quilômetros e conseguiu enfim encontrar o que procurava. Abatida a caça, continuou no rumo Norte e chegou de volta em sua tenda. Quais eram os animais que puxavam o veículo?
RESPOSTA


O JOGO DOS QUINZE PALITOS
Temos 15 palitos dispostos em três fileiras, como abaixo. O desafio do jogo – para 2 pessoas – consiste em cada um tirar quantos palitos quiser, de qualquer UMA das fileiras, e passar a vez para o oponente, até esvaziar a mesa. Perde o jogo aquele que for forçado a tirar o último palito.


Conheço esse jogo há mais de 50 anos. Posso afiançar que aquele que inicia o jogo sempre vence, se jogar corretamente. É pura questão de raciocínio. Apanhe 15 palitos e desvende os lances corretos. Aprenda com seus filhos. Ou com seus netos.

Kabertollucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado